DOENÇAS DA BELEZA

As Doenças da Beleza – anorexia, bulimia, vigorexia, compulsão alimentar – são objeto de estudo e de intervenção terapêutica realizadas no Núcleo de Doenças da Beleza do LIPIS na PUC-Rio e nos projetos de consultoria de body coaching desenhados para diferentes empresas.

Livros da autora sobre o tema

O intolerável peso da feiúra. Sobre as mulheres e seus corpos, Rio de Janeiro. Ed.PUC/Garamond (2006). Após 10 anos em pesquisa de campo em academias e ante-salas de clínicas de cirurgias plástica e grupos de pacientes à espera de gastroplastia redutora, o resultado foi uma tese de doutorado, tranformada em livro. Trata-se de um retrato comportamental sobre a relação da mulher com a ditadura da beleza e a busca incessante pelo corpo perfeito é apresentado em uma versão bem-humorada. O livro traz relatos impressionantes e comoventes reafirmando sua crítica ao comportamento contemporâneo. Tem apresentação da antropóloga Ilana Strozenberg, Professora da Escola de Comunicação da UFRJ, orelha de Ricardo Vieiralves de Castro, Professor do Programa de Psicologia Social e Reitor da UERJ e quarta capa assinada por Monique Augras, Professora Titular da PUC-Rio. (ver link do livro em Pesquisa & Publicações)

Com que corpo eu vou: Sociabilidade e usos do corpo nas mulheres das camadas altas e populares. Rio de Janeiro Ed. PUC/Pallas. (2010). Com prefácio da historiadora Mary Del Priore e 4ª capa de Ricardo Vieiralves de Castro Professor do Programa de Psicologia Social e Reitor da UERJ, o livro é fruto de primeiro pós-doutorado de Joana de Vilhena Novaes em Psicologia Social, e aborda os contrastes nas formas de ver e viver o próprio corpo em diferentes classes sociais.

"O novo livro de Joana de Vilhena Novaes conduz-nos agora às academias de ginástica de comunidades da zona sul carioca. Para aqueles que tiveram o prazer de ler “O Intolerável peso da feiúra”, não será surpresa se defrontar com o profundo rigor teórico da autora, aliado ao mais fino humor. Joana, sobe o morro e as “lages” para ouvir o que estas mulheres têm para contar sobre a ditadura dos corpos magros esbeltos, onde cestas básicas não contemplam produtos lights e fotografar as estratégias criativas empregadas em busca do corpo ideal. Escutando histórias, “entre becos e vielas” Joana tece uma trama com a história de vida destas mulheres que abrem suas casas para relatar que o corpo, apesar de sofrido e castigado, não se esgota aí. Coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-Rio, Joana navega com extrema facilidade em contextos culturais muito distintos conjugando sua sensibilidade clínica e olhar aguçado com o compromisso de dar voz e visibilidade a todos aqueles que buscam um lugar de escuta para suas histórias."Augusto Sampaio – Vice-Reitor Comunitário da PUC-Rio

Núcleo de Doenças da Beleza

O Núcleo está voltado para o atendimento psicológico de portadores de distúrbios relacionados à imagem corporal. Anorexia, bulimia, vigorexia, ortorexia, obesidade, cirurgias plásticas, bariátricas e ginecologia estética são trabalhadas em uma perspectiva multidisciplinar. O projeto contempla, além da comunidade PUC, o atendimento em hospitais da rede pública. Os atendimentos são realizados na PUC ou em consultório privado dependendo da disponibilidade do paciente. Os contatos podem ser feitos pelos e-mails [email protected] ou [email protected]